• Tércio Vitor

Ansiedade: definição, sintomas, impacto social e causas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, o Brasil é o país mais ansioso do mundo. A média de transtorno de ansiedade nos brasileiros é três vezes maior que no resto do mundo.

Este texto se propõe a trazer uma abordagem da ansiedade sobre a perspectiva da Psicologia Multifocal. Uma vertente da ciência que estuda os múltiplos focos da cadeia de construção de pensamentos. Por isso, atrelamos a ansiedade e, ao mesmo tempo, faremos um paralelo com a SPA – Síndrome do Pensamento Acelerado.



O que você vai encontrar nesse artigo:


  1. Definição de Ansiedade;

  2. Fundamentação Teórica;

  3. Complexidade Conceitual;

  4. Ansiedade Vital;

  5. Ansiedade Patológica;

  6. Sindrome do Pensamento Acelerado – SPA;

  7. Gatilho da Memória;

  8. Auto Fluxo;

  9. Janela da Memória;

  10. Pensamento Acelerado;

  11. Sintomas da SPA;

  12. O Córtex Cerebral e o Órgão de Choque.



Definição de Ansiedade


Segundo o Wikipédia, #Ansiedade é uma característica biológica do ser humano e animais, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, transpiração, e outras alterações associadas à disfunção do sistema nervoso autônomo.


Fundamentação Teórica


Para Pierre Apud Peregrino (1996) a #ansiedade é um estado emocional desconfortável que basicamente consiste em três condições: a) pressentimento de perigo iminente; b) atitude de espera em relação ao perigo; c) desestruturação ante ao perigo com sensação de estar desprotegido. Esse autor faz alusão à ansiedade como sendo um medo sem objetivo, uma situação ou uma imagem mental e, o indivíduo que a experimenta, sabe que não se trata de uma ameaça objetiva.


Fazendo uma analogia de ansiedade com o medo, alguns autores, para diferenciar esses estados emocionais, conceituam o medo como sendo um estado gerado pela presença real de um objeto ou situação ameaçadora e que, na ansiedade, esse objeto ou situação não existiria.


Entretanto, para Peregrino (1996), essa diferenciação não é tão evidente como pode parecer, ele comenta o fato de que as fobias têm pensamentos repetitivos que objetivamente gerariam desconforto e, apesar de possuírem esses objetos, esses transtornos estão inseridos nos capítulos dedicados aos transtornos da ansiedade nas novas classificações em Psiquiatria.



Complexidade Conceitual


É difícil conceituar ansiedade, pois ela é experimentada por cada um de maneira particular e de acordo com sua experiência. Todavia, cada um é capaz de pressenti-la em si próprio ou no paciente, ainda que com frequência seja a ansiedade entendida como medo ou até depressão (Paprocki Apud PEREGRINO, 1996).


Segundo Carpenito (1997) ansiedade é um estado que não se apresenta na mesma intensidade em todos os pacientes, classificando-a em três graus: leve, moderada e grave.

Numerosos esforços têm sido feitos na tentativa de definir operacionalmente e avaliar o construto ansiedade. Para a Psicologia #Multifocal existem dois tipos de ansiedade: vital e #patológica.



Ansiedade Vital


Ansiedade vital é normal e está presente em todo ser humano. Ela que nos motiva, estimula dopamina, gera adrenalina, anima a sair da zona de conforto, superar obstáculos, vencer desafios, enfim, sair do estado atual e avançar para o estado desejado. Por exemplo, um atleta de qualquer modalidade de esporte, não teria motivação para competir, chegar a uma reta final de competição sem a ansiedade vital. Na verdade é a ansiedade vital que nos move.



Ansiedade Patológica


Ao contrário da vital, a ansiedade patológica é destrutiva, crônica, intensa e bloqueadora. Ela se faz presente em vários aspectos, tais como: fobias, síndrome do pânico, TOC – transtorno obsessivo compulsivo, TAG – transtorno de ansiedade generalizada, estresse pós-traumático: traumas físicos ou psíquicos, etc. Se uma dessas ansiedades envolve-lo em alguma curva da vida, não se desespere. Ela pode ser tratada e superada. Dica:exercícios de #Mindfulness ajuda!



Sindrome do Pensamento Acelerado - SPA


O mundo dos pensamentos é um dos pilares mais importantes para se ter uma vida saudável. Ele pode se tornar uma fonte para o deleite ou de terror para o ser humano. De acordo com a psicologia multifocal, isso significa que não apenas construímos pensamentos porque queremos, ou seja, conscientemente. Além do nosso “eu” consciente, existe uma rica produção de pensamentos produzida por três outros fenômenos inconscientes: Gatilho da Memória, Auto fluxo e Janela da Memória.



Gatilho da Memória


É um fenômeno que faz com que cada imagem ou som seja interpretado imediatamente, em milésimos de segundos. O gatilho da memória pode nos prejudicar quando uma imagem ou som abre arquivos doentios que nos leva a ter medo intenso, inseguranças, reações agressivas e bloqueio da inteligência.



Auto Fluxo


É o fenômeno que lê milhares de vezes por dia a memória e produz a grande maioria dos pensamentos em nossa mente. Produz todo tipo de pensamentos, os que nos distraem, nos animam, nos fazem sonhar. Alguns viajam tanto no mundo das ideias que vivem distraídos, não se concentram. Sem esse fenômeno, morreríamos de tédio, solidão, angústia existencial. O problema é que na atualidade essa fonte se tornou o maior fonte de ansiedade, preocupação e terrorismo psicológico.



Janela da Memória


Representa uma região da memória onde podemos ancorar, fixar a leitura e construir os pensamentos, por isso também pode ser chamado de #âncora da memória. Se a região onde se fixar a leitura for maravilhosa, poderemos produzir ideias fascinantes, se for doentia, poderemos produzir ideias dramáticas.



Pensamento Acelerado


Não apenas o conteúdo ruim dos pensamentos é um problema que afeta a qualidade de vida, mas a velocidade dos pensamentos também o é. Tudo se complica quando os pensamentos são acelerados. Mesmo se o pensamento for positivo, o aceleramento dos pensamentos gera um desgaste cerebral intenso, produzindo ansiedade. É a velocidade excessiva do pensamento que provoca a SPA.


Uma parcela significativa da população, sobretudo, os mais jovens, sofre de SPA. Isso é consequência de uma sociedade moderna onde tudo acontece numa velocidade muito intensa.



Sintomas da SPA


A ansiedade é um estado psíquico em que ocorre uma produção excessiva de pensamentos e emoções tensas. Os sintomas básicos são: irritabilidade, intolerância, insatisfação (em diversas áreas da vida), instabilidade, inquietação, transtorno do sono, dor de cabeça, gastrite, tontura, nó na garganta, hipertensão arterial, queda de cabelo, dor muscular, falta de concentração, sofrimento por antecipação, agressividade, sentimento de culpa intenso, desânimo constante, baixa autoestima, solidão e medo.



O Córtex Cerebral e o Órgão de Choque


O pensamento acelerado e a ansiedade quando não tratados sobrecarregam o córtex cerebral que vai procurar algum órgão de choque. Se for no coração gera taquicardia, na pele, prurido (coceira), nos pulmões, falta de ar. Isso acontece mesmo a pessoa não tendo nenhum problema cardíaco, pulmonar ou de pele. Trata-se apenas de uma vazão do córtex cerebral - uma válvula de escape para aliviar o excesso de pensamentos. Isso também é conhecido como sintomas psicossomáticos.




Se você gostou deste artigo, deixe o seu comentário, escreva suas dúvidas e opinião.


Compartilhe com os amigos (as) nas redes sociais.


Ajude-nos a manter as pessoas mais leves e saudáveis e menos estressadas.


© 2020 por  AA & T - Consultoria  & Treinamentos. 

  • Facebook - círculo cinza
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube